sábado, 29 de maio de 2010

In Prosa de Indignação

Onde está a liberdade de expressão artística??????

Fiquei sabendo, através da amiga Emilena, do fato ocorrido em Fortaleza, com os artistas da Peça Teatral Rãmlet Soul. Peça esta, que traz fatos da vida real, do cotidiano das pessoas para os palcos e espaços urbanos da cidade. Uma forma de levar arte às ruas. Entretanto, estupidamente, pessoas e sob conivência de policiais, agrediram os atores da peça verbalmente e indignante agressões físicas. Daí, penso eu: onde está a liberdade de expressão prevista na nossa Constituição, quando diz em seu art. 5º, inciso IX , que é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença? Onde está a cláusula pétrea da nossa Carta Magna? Vejo que ela apenas existe nas linhas normativas. Sobrevive ideologicamente apenas no papel. Triste realidade que assusta cada dia, onde vemos toda uma sociedade regredir à barbárie. Temos Constituição! Temos Leis! Temos Justiça! Contudo, não temos o principal: CONHECIMENTO! E o mais absurdo: RESPEITO!
Até onde vamos aguentar calados a esses absurdos? Teremos que testemunhar mais e mais vezes essas cenas lamentáveis para tomarmos alguma atitude? Quando a vida imitará realmente a arte? Quando ela, como diz Caetano Veloso, será amiga da arte?
Quando penso que a nossa sociedade está evoluindo; eu paro, engulo seco, e digo resignadamente: ainda há uma esperança, mesmo que ela exista apenas em mim.

Nenhum comentário: